Rochas Naturais – Orientações para sua utilização

Rochas Naturais dão um toque todo especial a qualquer projeto, mas é fundamental ter alguns cuidados durante o seu uso nas obras e também após a finalização das mesmas.

Confira abaixo algumas dicas:

Manuseio e Assentamento das Placas

  1. Para placas de grandes formatos recomenda-se a utilização de carrinhos transportadores para movimentação na obra.
  2. Utilizar ventosas metálicas de 3 pontas para a colocação do material. Para peças com dimensões mínimas acima de 1,20m recomenda-se a utilização de pelo menos 3 pessoas em seu manuseio.
  3. Impermeabilizar o substrato (contrapisos, emboços, paredes úmidas etc).
  4. Recomenda-se a aplicação de manta asfáltica em pavimentos térreos onde o nível do lençol freático seja elevado.
  5. O contrapiso deve estar bem nivelado e o mais liso possível, evitando qualquer imperfeição na superfície que possa afetar o assentamento.
  6. Impermeabilizar o verso das placas rochosas dos materiais claros com revestimentos poliméricos brancos, do tipo SIKATOP 107 Branco ou similar. Aplicar com rolo de pintura, pincel ou trincha, de modo uniforme e em duas demãos cruzadas. Importante observar o tempo de cura entre cada demão no manual do produto utilizado. Utilizar uma bancada para aplicação no verso das placas para não ocorrer estaqueamento nos cantos da superfície polida/acabada.
  7. Utilizar argamassa AC3 Branca ou AC3 grandes formatos. A argamassa deve ser aplicada em dupla colagem, ou seja, aplicar no verso da peça e também no substrato, utilizando espátula dentada ou desempenadeira de 10mm.
  8. Produzir juntas de dilatação de acordo com as Normas ABNT NBR 15844:2015, NBR 15845-3:2015. Rejuntar no mínimo após 72 horas do assentamento. Não andar sobre as peças aplicadas antes deste tempo.

Proteção e Manutenção de Rochas Naturais

  1. Proteger a superfície rochosa polida ou acabada do desgaste abrasivo por metais, areias, vidros e outros materiais durante e depois da obra.
  2. Recomenda-se a proteção dos pisos após no mínimo 72h do assentamento.
  3. Utilizar manta de polietileno expandido com espessura de 3mm fabricada pela Joogbo Química ou similar. Fazer o trespasso nas emendas da manta de no mínimo 10cm e vedação com fita gomada. Sobre a manta aplicar nata de gesso com espessura mínima de 20mm ou utilizar papelão ondulado também trespassado 10cm e vedado com fita gomada.
  4. Evitar o contato das rochas com óleos, graxas, materiais ferruginosos (latas, pregos, palhas de aço, etc), pó ou fragmentos de madeiras úmidos, cigarros e outros produtos decomponíveis e pigmentares. Mármores em geral são sensíveis ao ataque químico por soluções cítricas.
  5. Recomenda-se a contratação de empresas especializadas em limpeza fina e impermeabilização após o término da obra para todos os pisos e revestimentos em mármores, limestones, travertinos, quartzitos e granitos de tonalidades claras.
  6. Para a limpeza e manutenção diária utilizar apenas pano úmido ou produtos de limpeza de PH neutro. Não utilizar produtos quimicamente agressivos tais quais águas sanitárias, amoníaco, soda caustica, ácidos etc. Evitar produtos de limpezas que contenham amônia em sua fórmula.

Quer conhecer algumas Rochas Naturais para utilizar em seu projeto? Entre em contato conosco e solicite nosso catálogo de materiais.

Whatsapp: 85 9 9921-0746 | 85 9 9103-0282 | 85 9 9134-4599